Qualidade de vida do cuidador de enfermagem e sua relação com o cuidar Reportar como inadecuado




Qualidade de vida do cuidador de enfermagem e sua relação com o cuidar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Brasileira em Promoção da Saúde 2013, 26 (1)

Autor: Everton Fernando Alves

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira em Promoção da Saúde ISSN: 1806-1222 rbps@unifor.br Universidade de Fortaleza Brasil Alves, Everton Fernando Qualidade de vida do cuidador de enfermagem e sua relação com o cuidar Revista Brasileira em Promoção da Saúde, vol.
26, núm.
1, enero-marzo, 2013, pp.
36-44 Universidade de Fortaleza Fortaleza-Ceará, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=40827988006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Alves EF QUALIDADE DE VIDA DO CUIDADOR DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM O CUIDAR Quality of life of the nursing caregiver and its relationship with care La calidad de vida del cuidador de enfermería y su relación con el cuidar Artigo Original RESUMO Objetivo: Identificar aspectos que interferem na qualidade de vida dos cuidadores de enfermagem e no cuidar em uma Unidade de Terapia Intensiva para Adultos (UTI-A). Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, tendo como sujeitos 21 profissionais que compõem a equipe de enfermagem da UTI-A de um hospital escola do município de Maringá-PR.
Utilizou-se como estratégia para coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada entre maio e junho de 2009.
A análise dos dados se baseou no método da análise de conteúdo.
As categorias identificadas foram: vislumbrando a melhora da qualidade de vida relacionada aos recursos em uma UTI-A; a qualidade de vida influenciando na forma de cuidar; as relações interpessoais na equipe multiprofissional refletindo na qualidade de vida do cuidador e no cuidar.
Resultados: A análise dos depoimentos dos cuidadores e os resultados da observação evidenciaram que há correlação entre os aspectos que eles consideram influenciadores de sua qualidade de vida...





Documentos relacionados