Mulheres trabalhadoras e meio ambiente um olhar feminista no sindicalismo Reportar como inadecuado




Mulheres trabalhadoras e meio ambiente um olhar feminista no sindicalismo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Margareth Lopes ;Revista Estudos Feministas 1992, 0 (0)

Autor: Maria Berenice Godinho Delgado

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Berenice Godinho Delgado, Maria; Margareth Lopes, Maria Mulheres trabalhadoras e meio ambiente um olhar feminista no sindicalismo Revista Estudos Feministas, vol.
0, núm.
0, -, 1992, pp.
155-162 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38126508014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto MULHERES TRABALHADORAS E MEIO AMBIENTE: UM OLHAR FEMINISTA NO SINDICALISMO MARIA BERENICE G.
DELGADO MARIA MARGARETH LOPES -Decididamente, a CUT fez bonito na ECO-92. Fomos a única Central Sindical do país a estar presente como observadora na Conferência Oficial, ao mesmo tempo em que participávamos ativamente do Fórum Brasileiro, do Fórum Internacional e do Fórum Global das ONGs- Rosiver Pavan, Secretária Nacional de Políticas Sociais da Central Única dos Trabalhadores. FIO A questão ambiental veio de fato para ficar também no sindicalismo.
Estimulado pela realização da ECO-92 e, antes disso, pelo impacto do assassinato de Chico Mendes - que chamou a atenção para a articulação entre ecologia e organização sindical - o movimento sindical, particularmente a CUT, integrou-se ao debate e à formulação de proposições sobre meio ambiente e desenvolvimento.
A Conferência da Sociedade Civil realizada em junho último no Rio foi um importante catalisador das ações, lutas, denúncias e organização do movimento sindical, mas as preocupações e práticas sindicais vinculadas à questão ambiental já se acumulam há anos em vários setores.
A própria experiência de Chico Mendes, que levou à unificação dos seringueiros e povos indígen...





Documentos relacionados