Reseña de -identidades traduzidas: cultura e docência teuto-brasileiro-evangélica no rio grande do sul- de dagmar elisabeth estermann meyer Reportar como inadecuado




Reseña de -identidades traduzidas: cultura e docência teuto-brasileiro-evangélica no rio grande do sul- de dagmar elisabeth estermann meyer - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Estudos Feministas 2001, 9 (2)

Autor: Maria Teresa Santos Cunha

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Santos Cunha, Maria Teresa Reseña de -Identidades traduzidas: cultura e docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul- de Dagmar Elisabeth Estermann Meyer Revista Estudos Feministas, vol.
9, núm.
2, segundo semestre, 2001, pp.
630-631 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38109222 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Maria Bernadete Ramos Flores, em “Trabalho da memória-memória do trabalho-trabalho e festa”. Ao mesmo tempo em que a autora vai explicando e tecendo os fios das lembranças sobre festas que as mulheres do interior da Ilha de Santa Catarina relataram, também as vai referindo aos valores, crenças e experiências que foram forjadas no cotidiano de suas experiências coletivas de vida.
Assim, entrelaçam-se história do cotidiano e história e memória de mulheres, reconstituindo-se um cotidiano politizado e complexo, que ultrapassa os limites do doméstico e do interior da casa e em que se entrosam o lúdico, o trabalho e o religioso.
Desta perspectiva, observam-se processos sociais antes não visíveis e que revelam múltiplas e diversificadas vivências, as quais, por sua vez, denotam o caráter histórico do entrecruzamento de temporalidades e espacialidades múltiplas. História das mulheres em Santa Catarina demonstra o esforço em redimensionar e particularizar os objetos da produção historiográfica brasileira e, ao mesmo tempo, revela um esforço rumo à necessidade de descentralizar os tradicionais pólos de divulgação da produção científica no país.
Com a apresentação dos diversos en...





Documentos relacionados