Reseña de -entre a história e a liberdade: luce fabbri e o anarquismo contemporâneo- de margareth rago Reportar como inadecuado




Reseña de -entre a história e a liberdade: luce fabbri e o anarquismo contemporâneo- de margareth rago - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Estudos Feministas 2001, 9 (2)

Autor: Joana Maria Pedro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Pedro, Joana Maria Reseña de -Entre a história e a liberdade: Luce Fabbri e o anarquismo contemporâneo- de Margareth Rago Revista Estudos Feministas, vol.
9, núm.
2, segundo semestre, 2001, pp.
612-613 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38109218 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Um olhar feminino sobre o anarquismo?1 Entre a história e a liberdade: Luce Fabbri e o anarquismo contemporâneo RAGO, Margareth. São Paulo: UNESP, 2001.
368 p. Historiadora conhecida do público brasileiro, Margareth Rago tem publicado trabalhos que focalizam a História das Mulheres e das Relações de Gênero, dentro de uma perspectiva foucaultiana e anarquista.
Neste seu último livro, Entre a História e a Liberdade: Luce Fabbri e o anarquismo contemporâneo, a autora utiliza eses mesmos referenciais para analisar a vida e a obra de uma intelectual anarquista: Luce Fabbri. Através de uma escrita ágil e atraente, a autora conta-nos, em 341 páginas, os 92 anos de vida desta pensadora italiana.
A maneira como mistura a história da vida privada com a obra intelectual da anarquista leva o leitor a se enternecer, a amar e a viver, juntamente com a autora, as experiências de vida e reflexões de Luce Fabbri. A partir das análises de autores como Michel Foucault e Hannah Arendt, a autora compara a vivência, os ditos e os escritos de Luce Fabbri, mesmo que, por vezes, a própria Luce não se reconheça – como a autora destaca – nestas análises, aproximações e comparações que faz da obra da anarquista italiana com a destes autores. Passado...





Documentos relacionados