Reseña de -feminism and religion, an introduction- de rita gross Reportar como inadecuado




Reseña de -feminism and religion, an introduction- de rita gross - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Estudos Feministas 2002, 10 (2)

Autor: Maria José F. Nunes Rosado

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Nunes Rosado, Maria José F. Reseña de -Feminism and Religion, an Introduction- de Rita Gross Revista Estudos Feministas, vol.
10, núm.
2, jul.-dic., 2002, pp.
518-520 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38110221 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto de se esperar uma análise mais rica de temas como a manipulação da gestualidade, do vocabulário e do vestuário.
Mesmo que nos filmes analisados esses elementos sejam de fato exacerbados e conduzam à construção de personagens homossexuais estereotipados, não se pode esquecer que o uso do escracho e do deboche também é uma das formas que as minorias detêm de se fazerem ver e de criticarem uma ordem vigente para elas indesejada.
Tal uso talvez também pudesse ser lido, sem embargo da existência de preconceito e discriminação, como uma das poucas alternativas disponíveis aos diretores para que pudessem dar voz a figuras homossexuais.
Isso não é examinado pelo autor. Uma aproximação com os estudos de Mikhail Bakthin, por exemplo, teria levado o autor a olhar para essas questões de um patamar diferenciado.
Tivesse servido-se desses estudos, teria ainda examinado o “poder que o cinema exerce sobre o pensamento das pessoas” (p.
36) de forma mais circular e elástica, lembrando que as audiências reconstroem significados e atribuem sentidos diferentes aos discursos e imagens que lhes são apresentados. Mas talvez o grande problema do livro esteja situado na forma como é criticada a representação do homossexual no cinema.
Ao opor-se à exposição de tipos afeminados e m...





Documentos relacionados