Reseña de -uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher- de fabíola rohden Reportar como inadecuado




Reseña de -uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher- de fabíola rohden - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Estudos Feministas 2002, 10 (2)

Autor: Elisabeth Juliska Rago

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Rago, Elisabeth Juliska Reseña de -Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher- de Fabíola Rohden Revista Estudos Feministas, vol.
10, núm.
2, jul.-dic., 2002, pp.
511-514 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38110219 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto século XIX e início do século passado, ou na busca de saúde e prazer infinitos contemporâneos.
Esses contrapontos da ‘natureza’ dos corpos, como mostra a autora, são historicizados, mesmo que as temporalidades sejam efêmeras por não ter uma datação precisa ou presa no calendário de determinada cultura. Desconstruir as formas discursivas, como faz Denise Sant’Anna, é evitar o perigo de transformar o corpo em lugar dos universais. autonomia das mulheres, associada a uma concepçao de conhecimento e reapropriação do próprio corpo. SCAVONE, Lucila.
“Anticonceptión, aborto y tecnologías conceptivas: entre la salud, la ética y los derechos”.
In: SCAVONE, Lucila (Org.).
Género y salud reproductiva en América Larina.
Cartago: Libro Universitario Regional, 1999.
p.
25-31. 2 FOUCAULT, Michel.
A arquelogia do saber.
3.
ed.
Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987. 1 Lucila Scavone traz essa discussão do primeiro momento do movimento feminista, baseado na noção de diferença e criando uma idéia de liberdade e ANA MARIA MARQUES Universidade do Vale do Itajaí A construção da ‘natureza feminina’ no discurso médico Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher. ROHDEN, Fabíola. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ...





Documentos relacionados