A definição do acompanhante no parto: uma questão ideológica? Reportar como inadecuado




A definição do acompanhante no parto: uma questão ideológica? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Augusta Thereza de Alvarenga ;Revista Estudos Feministas 2002, 10 (2)

Autor: Sonia Hotimsky Nussenzweig

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Hotimsky Nussenzweig, Sonia; Alvarenga, Augusta Thereza de A definição do acompanhante no parto: uma questão ideológica? Revista Estudos Feministas, vol.
10, núm.
2, jul.-dic., 2002, pp.
461-481 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38110215 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A DEFINIÇÃO DO ACOMPANHANTE NO PARTO: UMA QUESTÃO IDEOLÓGICA? SONIA NUSSENZWEIG HOTIMSKY Universidade de São Paulo AUGUSTA THEREZA DE ALVARENGA Universidade de São Paulo R esumo esumo: Discursos médicos, jurídicos e sanitaristas reconhecem a importância que tem a presença do acompanhante no parto.
Porém, a definição dessa personagem varia nos diversos discursos em pauta.
Descrevemos padrões de acompanhamento na cena do parto em um serviço de saúde ‘alternativo’ com uma proposta de parto ambulatorial realizado fora do hospital, assistido por obstetrizes, discutindo sua relação com as diferentes formas de sociabilidade, inclusive de relações de gênero, existentes entre as mulheres e os homens de distintas origens sociais que freqüentavam esse serviço.
Por fim, discutimos os limites impostos, sobretudo pela legislação estadual de São Paulo e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ao leque de ‘opções’ de acompanhante(s) elegidas pelas parturientes e aos membros de suas redes de relações. Palavras-chave alavras-chave: acompanhantes no parto, família, relações de gênero. Discursos médicos, jurídicos, sanitaristas e acadêmicos reconhecem a importância que tem a presença do acompanhante no parto.1 Porém, a defini...





Documentos relacionados