Cultura do estupro – a prática implícita de incitação à violência sexual contra mulheres Reportar como inadecuado




Cultura do estupro – a prática implícita de incitação à violência sexual contra mulheres - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Estudos Feministas 2017, 25 (1)

Autor: Renata Floriano de Sousa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Floriano de Sousa, Renata Cultura do Estupro – A prática implícita de incitação à violência sexual contra mulheres Revista Estudos Feministas, vol.
25, núm.
1, enero-abril, 2017, pp.
9-29 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38149070002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-1806-9584.2017v25n1p9 Artigos Renata Floriano de Sousa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil Cultura do estupro: prática e incitação à violência sexual contra mulheres Resumo: O objetivo desse artigo é propor, através de pesquisa teórica bibliográfica, uma reflexão sobre quais mecanismos sistêmicos e culturais promovem a cultura do estupro como, também, protegem o estuprador e anulam os direitos das vítimas.
Em uma pesquisa focada na violência sexual contra a mulher, buscamos observar quais formas de violência simbólica resultam nesse tipo de violência.
A ideia é desconstruir a imagem mítica tanto da vítima quanto do próprio estuprador como meio de revelar, para além do ideário popular, o que, de fato, é estupro.
E uma vez elucidando o status do estuprador e da vítima, buscamos demonstrar como o estupro é, acima de tudo, uma das formas mais difundidas da violência de gênero. Palavras-chave: estupro; cultura do estupro; violência de gênero; vítima; estuprador Introdução Esta obra está sob licença Creative Commons. Ao iniciar este artigo, é preciso delimitar aos leitores quais os parâmetros e recortes aplicados nessa pesquisa. Dessa forma, é necessá...





Documentos relacionados