Processo de bolonha: reforma institucional e desafio docente na universidade de salamanca Reportar como inadecuado




Processo de bolonha: reforma institucional e desafio docente na universidade de salamanca - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Universidades 2016, (67)

Autor: VERA LÚCIA DE MENDONÇA SILVA 7781

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Universidades ISSN: 0041-8935 udual1@servidor.unam.mx Unión de Universidades de América Latina y el Caribe Organismo Internacional DE MENDONÇA SILVA, VERA LÚCIA Processo de Bolonha: reforma institucional e desafio docente na Universidade de Salamanca Universidades, núm.
67, enero-marzo, 2016, pp.
79-90 Unión de Universidades de América Latina y el Caribe Distrito Federal, Organismo Internacional Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=37344015007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Universidades · UDUAL · México · núm.
67 · enero-marzo 2016 Dossier Processo de Bolonha: reforma institucional e desafio docente na Universidade de Salamanca Resumo Abstract A Declaração de Bolonha inaugurou um processo de reestruturação na universidade européia para que atue conforme os requerimentos econômicos de uma sociedade dominada pela tecnologia e informação. De tal modo, a instituição vem deixando para trás a cultura humanista que a conformou nos últimos séculos em função de uma investigação passível de ser explorada economicamente e de um projeto de formação profissional com vias a construção de um conhecimento centrado em habilidades demandadas por um dinâmico mercado de trabalho.
Seu desafio é promover uma orientação que esteja em consonância com os interesses das formações sociais globais, seja formando profissionais ou elaborando e aplicando investigações científicas.
Este trabalho desvenda o significado da adoção desse modelo para um grupo de docentes-investigadores e gestores de uma universidade espanhola, a Universidade de Salamanca, a qual foi submetida a reformas seguindo as diretrizes da Declaração de Bolonha. The Bologna Declaration launched a restruc...





Documentos relacionados