Universidades internacionais na contracorrente. as propostas da unila e da unilab Reportar como inadecuado




Universidades internacionais na contracorrente. as propostas da unila e da unilab - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

JOANA AMARAL ;Universidades 2016, (67)

Autor: STELA MENEGHEL

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Universidades ISSN: 0041-8935 udual1@servidor.unam.mx Unión de Universidades de América Latina y el Caribe Organismo Internacional MENEGHEL, STELA; AMARAL, JOANA Universidades internacionais na contracorrente.
As propostas da UNILA e da UNILAB Universidades, núm.
67, enero-marzo, 2016, pp.
25-40 Unión de Universidades de América Latina y el Caribe Distrito Federal, Organismo Internacional Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=37344015004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Universidades · UDUAL · México · núm.
67 · enero-marzo 2016 Dossier Universidades internacionais na contracorrente.
As propostas da UNILA e da UNILAB Resumo Abstract Este artigo busca contextualizar e caracterizar as propostas da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA) e da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) no âmbito da política de internacionalização da educação superior no Brasil e da cooperação educacional brasileira.
Ambas seguem princípios de internacionalização que caminham na contracorrente da concepção preponderante no cenário mundial, de educação superior como mercadoria e negócio, acompanhando uma mudança brasileira na concepção de cooperação internacional.
Inicialmente o texto apresenta a concepção de internacionalização que vem pautando a educação superior nas últimas décadas. Na sequência, sinaliza aspectos da cooperação educacional brasileira que podem apoiar a compreensão sobre o conceito de cooperação solidária utilizada pela UNILA e UNILAB e apresenta características da proposta de atuação destas Universidades.
Por fim, são feitos alguns apontamentos em torno do que são considerados os principais desafios ...





Documentos relacionados