Efeito imediato de calcário, nitrogênio e zinco na produção de matéria seca de brachiaria decumbens Reportar como inadecuado




Efeito imediato de calcário, nitrogênio e zinco na produção de matéria seca de brachiaria decumbens - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

F. M. Fernandes ; R. M. Prado ; O. J. Isepon ;Terra Latinoamericana 2012, 30 (1)

Autor: M. Kawatoko

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Terra Latinoamericana E-ISSN: 2395-8030 terra@correo.chapingo.mx Sociedad Mexicana de la Ciencia del Suelo, A.C. México Kawatoko, M.; Fernandes, F.
M.; Prado, R.
M.; Isepon, O.
J. EFEITO IMEDIATO DE CALCÁRIO, NITROGÊNIO E ZINCO NA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA DE Brachiaria decumbens Terra Latinoamericana, vol.
30, núm.
1, enero-marzo, 2012, pp.
81-87 Sociedad Mexicana de la Ciencia del Suelo, A.C. Chapingo, México Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=57324651009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EFEITO IMEDIATO DE CALCÁRIO, NITROGÊNIO E ZINCO NA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA DE Brachiaria decumbens Immediate Effect of Lime, Nitrogen and Zinc in the Dry Matter Production of Brachiaria decumbens M.
Kawatoko1, F.
M.
Fernandes2, R.
M.
Prado3‡ e O.
J.
Isepon2 RESUMO SUMMARY O equilíbrio da prática da calagem e da adubação com nitrogênio e zinco poderá afetar a produção do capim-braquiária.
Assim, o presente trabalho têm como objetivo avaliar a resposta da Brachiaria decumbens à aplicação de calcário, nitrogênio e zinco na produção de matéria seca durante quatro cortes.
Para isto, instalouse um experimento na Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP- FEIS), em Selvíria-MS, em um Latossolo Vermelho distrófico, no período de outubro-1996 a maio-1997.
O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 × 3 × 2, com 4 repetições.
Os tratamentos foram compostos por três doses de nitrogênio: 0, 50 e 100 kg ha-1, três doses de calcário: 0, 267 e 556 kg ha-1, correspondendo aos níveis de saturação por bases 41, 50 e 60%, respectivamente e duas doses de zinco (0 e 5 kg ha-1).
Realizou-se quatro cortes...





Documentos relacionados