Relação entre a perceção dos treinadores de jovens futebolistas e o comportamento de instrução e dos atletas em competiçãoReport as inadecuate




Relação entre a perceção dos treinadores de jovens futebolistas e o comportamento de instrução e dos atletas em competição - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Materias : 61 Psicología241106 Fisiología del ejercicio

Fecha de publicación : 2016

Fecha de depósito: 14-ene-2017

Tipo de documento: Artículo

Resumen : POR Pretendemos analisar o comportamento de instrução dos treinadores, comportamento dos atletas em competição e verificar a existência de correlações entre as variáveis comportamentais e cognitivas. Participaram 4 treinadores de futebol jovem. As equipas competiam nos campeonatos nacionais de Portugal. Os instrumentos utilizados foram IC, SOCAC e o Questionário sobre a Auto Perceção da Instrução e Perceção do Comportamento dos Atletas em Competição. Em competição a instrução foi preferencialmente prescritiva, auditiva, direcionada ao atleta, com conteúdo tático, os atletas demonstraram estar atentos e modificaram o comportamento positivamente. Registamos algumas correlações entre variáveis, no entanto os resultados demonstram que existe alguma incongruência entre o comportamento de instrução e dos atletas e a perceção dos treinadores no final da competição. EN We intend to analyze the behavior of coaches’ instruction, behavior of athletes in competition and check for correlations between behavioral and cognitive variables. Four young football coaches participated in the study. The teams competed in the Portuguese national championships. The instruments used were SAIC, SOCAC and the Questionnaire about Self-Perception of Instruction and Perception of Behavior of Athletes in Competition. In competition the instruction was preferentially prescriptive, auditory, directed the athlete with tactical content, athletes proved to be attentive and modified the behavior positively. We note some correlations between variables; however the results show that there is any inconsistency between the instruction and behavior of athletes and the perception of the coaches at the end of the competition.

En : Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte. Vol. 11, n.1 (2016). ISSN 1886-8576





Author: Dos Santos, Fernando Jorge LourençoLopes, Hélder ManuelRodrigues, José Jesus

Source: https://acceda.ulpgc.es


Teaser



REVISTA IBEROAMERICANA DE PSICOLOGÍA DEL EJERCICIO Y EL DEPORTE Vol.
11 nº 1 pp.
59-68 ISSN 1886-8576 RELAÇÃO ENTRE A PERCEÇÃO DOS TREINADORES DE JOVENS FUTEBOLISTAS E O COMPORTAMENTO DE INSTRUÇÃO E DOS ATLETAS EM COMPETIÇÃO Fernando Jorge Lourenço dos Santos1, Hélder Manuel Lopes2 e José Jesus Rodrigues3 Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação 1, Portugal; Universidade da Madeira2, Portugal e Instituto Politécnico de Santarém, International School3, Portugal RESUMO: Pretendemos analisar o comportamento de instrução dos treinadores, comportamento dos atletas em competição e verificar a existência de correlações entre as variáveis comportamentais e cognitivas.
Participaram 4 treinadores de futebol jovem.
As equipas competiam nos campeonatos nacionais de Portugal.
Os instrumentos utilizados foram SAIC, SOCAC e o Questionário sobre a Auto Perceção da Instrução e Perceção do Comportamento dos Atletas em Competição.
Em competição a instrução foi preferencialmente prescritiva, auditiva, direcionada ao atleta, com conteúdo tático, os atletas demonstraram estar atentos e modificaram o comportamento positivamente.
Os treinadores percecionaram que emitiram mais instrução afetiva positiva, auditiva-visual, direcionada ao atleta, de conteúdo psicológico, que os atletas estiveram atentos, modificaram o comportamento positivamente e continuaram a executar a ação-comportamento anteriormente valorizado.
Registamos algumas correlações entre variáveis, no entanto os resultados demonstram que existe alguma incongruência entre o comportamento de instrução e dos atletas e a perceção dos treinadores no final da competição. PALAVRAS-CHAVE: Auto Perceção-Perceção, observação, instrução, competição, futebol. RELACIÓN ENTRE LA PERCEPCIÓN DE LOS ENTRENADORES DE JUGADORES JÓVENES Y EL COMPORTAMIENTO DE INSTRUCCIONES Y LOS ATLETAS EN COMPETICIÓN RESUMEN: Tenemos la intención de analizar el comportam...






Related documents