Origem, consolidação e internacionalização dos grupos mexichem e tigre Report as inadecuate




Origem, consolidação e internacionalização dos grupos mexichem e tigre - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Investigaciones Geográficas (Mx) 2016, (89)

Author: Leandro Bruno Santos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Investigaciones Geográficas (Mx) ISSN: 0188-4611 edito@igg.unam.mx Instituto de Geografía México Santos, Leandro Bruno Origem, consolidação e internacionalização dos grupos Mexichem e Tigre Investigaciones Geográficas (Mx), núm.
89, 2016, pp.
121-136 Instituto de Geografía Distrito Federal, México Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=56944828009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Investigaciones Geográficas, Boletín del Instituto de Geografía, UNAM ISSN 0188-4611, núm.
89, 2016, pp.
121-136, dx.doi.org-10.14350-rig.44357 Origem, consolidação e internacionalização dos grupos Mexichem e Tigre Recibido: 7 de febrero de 2014.
Aceptado en versión final: 14 de agosto de 2015. Leandro Bruno Santos* Resumo.
Nas três últimas décadas, os países periféricos exibiram um aumento de sua importância no cenário mundial, particularmente no que diz respeito à realização de fluxos de capitais produtivos.
O objetivo subjacente ao texto é analisar as estratégias corporativas de internacionalização produtiva adotadas pelos grupos econômicos Mexichem e Tigre, respectivamente, maiores produtores de tubos e conexões do México e do Brasil.
O texto apresenta as diferentes trajetórias dos grupos, os principais ramos, os espaços de atuação e as formas de inserção internacional.
Esse texto traz duas importantes conclusões: primeiro, os principais fatores que levaram à internacionalização produtiva dos dois grupos foram a necessidade crescente de novos espaços de acumulação, em função da desaceleração econômica e da concentração do mercado interno, e a participação na batalha pela concentração oligopólica no ramo de tubos e conexões de PVC em escala mundial; segund...





Related documents