Maciços graníticos como rochas ornamentais na região nordeste do estado do amazonas: uma perspectiva de investimento para a cidade de manaus Reportar como inadecuado




Maciços graníticos como rochas ornamentais na região nordeste do estado do amazonas: uma perspectiva de investimento para a cidade de manaus - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Valmir da Silva Souza ;Rem: Revista Escola de Minas 2009, 62 (3)

Autor: Elayne Cristina Andrade de Sousa Maas

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Maas, Elayne Cristina Andrade de Sousa; Souza, Valmir da Silva Maciços graníticos como rochas ornamentais na região nordeste do Estado do Amazonas: uma perspectiva de investimento para a cidade de Manaus Rem: Revista Escola de Minas, vol.
62, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
343-348 Escola de Minas Ouro Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=56416739012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Elayne Cristina Andrade de Sousa Maas et al. Geociências Maciços graníticos como rochas ornamentais na região nordeste do Estado do Amazonas: uma perspectiva de investimento para a cidade de Manaus (Solid granite used as ornamental stones in the northeastern region of the State of Amazonas, Brazil: an investment perspective for the City of Manaus) Resumo Elayne Cristina Andrade de Sousa Maas Bolsista do Programa de PósGraduação em Geociências, Departamento de Geociências Universidade Federal do Amazonas E-mail: elcristas@hotmail.com O crescimento populacional de Manaus tem impulsionado o setor de rochas ornamentais e revestimentos a buscar matéria-prima de qualidade e beleza (granitos, gnaisses, mármores, etc.) na região sudeste do país a um custo elevado em até seis vezes.
Entretanto a região nordeste do Amazonas hospeda maciços graníticos paleoproterozóicos com características ornamentais, os quais têm sido extraídos apenas para a produção de brita.
Esse trabalho apresenta informações texturais, petrográficas, geoquímicas e de índices tecnológicos (porosidade, densidade, absorção d’água, compressão uniaxial, pulsos ultra-sônicos, resistência à flexão e desgaste Amsler)...





Documentos relacionados