Flotação do carvão contido em um rejeito carbonoso Reportar como inadecuado




Flotação do carvão contido em um rejeito carbonoso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Arthur Pinto Chaves ;Rem: Revista Escola de Minas 2009, 62 (3)

Autor: Astrid Sofia Ruiz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Ruiz, Astrid Sofia; Chaves, Arthur Pinto Flotação do carvão contido em um rejeito carbonoso Rem: Revista Escola de Minas, vol.
62, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
315-322 Escola de Minas Ouro Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=56416739009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Astrid Sofia Ruiz et al. Mineração Flotação do carvão contido em um rejeito carbonoso (Froth flotation of coal tailings) Resumo Os processos envolvidos no beneficiamento do carvão produzem efeitos nocivos para o meio ambiente, principalmente pela quantidade e natureza dos rejeitos que são gerados.
Esses rejeitos, comumente denominados “piritosos”, mesmo não apresentando altos conteúdos de pirita, constituem-se em um material ácido que causa efeitos nocivos ao meio ambiente, principalmente aos corpos de água.
Esses rejeitos, geralmente, são depositados em barragens de rejeitos. O rejeito carbonoso estudado nessa pesquisa provem de um processo de beneficiamento que envolve ciclones de meio denso e espirais.
A caracterização revelou que ele possui teor de cinzas de 56% e poder calorífico de 5.800 BTU-lb, sendo que o conteúdo de enxofre é 1,2%.
Em termos de granulometria, o material é considerado ultrafino já que 63% é menor que 0,014 mm. O conteúdo de matéria carbonosa deste rejeito é facilmente recuperado por flotação, como se demonstra nesse trabalho.
É possível recuperar 74% da matéria carbonosa e obter um produto com 7,3% de cinzas e poder calorífico de 14.225 BTU-lb em base seca. Palavras-chave: Carvão, flotação, rejeitos. Abstract Astrid Sofia Ruiz Mestranda em Engenharia Mineral ...





Documentos relacionados