Estimativa de parâmetros indicadores de qualidade de carvão a partir de perfilagem geofísica Reportar como inadecuado




Estimativa de parâmetros indicadores de qualidade de carvão a partir de perfilagem geofísica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Paulo Salvadoretti ; Jair Carlos Koppe ; João Felipe Coimba Leite Costa ;Rem: Revista Escola de Minas 2009, 62 (3)

Autor: Tiago Webber

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Webber, Tiago; Salvadoretti, Paulo; Koppe, Jair Carlos; Costa, João Felipe Coimba Leite Estimativa de parâmetros indicadores de qualidade de carvão a partir de perfilagem geofísica Rem: Revista Escola de Minas, vol.
62, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
283-289 Escola de Minas Ouro Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=56416739005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Tiago Webber et al. Mineração Estimativa de parâmetros indicadores de qualidade de carvão a partir de perfilagem geofísica (Estimation of coal quality indicators using borehole logging data) Resumo Tiago Webber Eng.
de Minas, M.Sc, UFRGS E-mail: twebberbr@yahoo.com.br A qualidade do carvão é, geralmente, estimada através da análise de testemunhos obtidos em furos de sondagem com recuperação, que são custosos e consomem tempo.
Perfilagem geofísica fornece uma medida indireta da qualidade do carvão inferida de algumas propriedades físicas lidas pela sonda.
De todos os métodos de perfilagem geofísica, a medida de radiação retroespalhada (gama-gama) é apropriada para identificar a camada de carvão e inferir qualidade ao mesmo.
Esse trabalho estuda a possível correlação entre a radiação retroespalhada e o teor de cinzas.
Com os valores obtidos com a perfilagem geofísica e os teores de cinzas obtidos para os mesmos intervalos, foi possível construir um gráfico de correlação e ajustar uma função.
A função apresentou um alto coeficiente de correlação e um aceitável erro de estimativa auxiliando, na obtenção de informação a curto prazo com baixo custo e rapidez. Palavras-chave: Carvão, perfilagem...





Documentos relacionados