Ouro preto abre exposição gorceix: 90 anos depois Reportar como inadecuado




Ouro preto abre exposição gorceix: 90 anos depois - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rem: Revista Escola de Minas 2009, 62 (2)

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Ouro Preto abre exposição Gorceix: 90 anos depois Rem: Revista Escola de Minas, vol.
62, núm.
2, abril-junio, 2009, pp.
125-130 Escola de Minas Ouro Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=56416736002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Notícias da REM Ouro Preto abre exposição Gorceix: 90 anos depois Dentro da programação da préabertura do Ano da França no Brasil, foi aberta uma exposição, na Escola de Minas, que homenageia o engenheiro francês Claude Henri Gorceix, fundador, em 1876, da Escola de Minas de Ouro Preto, primeira escola de estudos mineralógicos, geológicos e metalúrgicos do Brasil, criada a pedido do então imperador Dom Pedro II.
A Escola de Minas é, hoje, uma das principais instituições de engenharia do país, com habilitação nas áreas de Engenharia de Minas, Ambiental, Mecâ- nica, Geologia, Controle e Automação, Metalurgia, Produção, Civil e Arquitetura.
Na época da inauguração da Escola de Minas, hoje integrante da Universidade Federal de Ouro Preto, Gorceix dizia a respeito de Ouro Preto: “(.) em uma pequena extensão de terreno, pode-se acompanhar a série completa das rochas metamórficas que constituem grande parte do território brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excursões mineralógicas proveitosas e interessantes”. Ex-aluno da Escola de Minas recebe a Medalha da Inconfidência Leonardo Barbosa Godefroid é engenheiro metalurgista, com mestrado e doutorado em metalurgia física- mecânica.
Ele é professor do Departamento de Metalurgia da Escola de Minas-UFOP e vem exercendo a função de editor adjunto da Revista Escola ...





Documentos relacionados