Metodologia para análise da confiabilidade estrutural de escavações em rocha Reportar como inadecuado




Metodologia para análise da confiabilidade estrutural de escavações em rocha - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Luiz Carlos Rusilo ; Lineu Azuaga Ayres da Silva ;Rem: Revista Escola de Minas 2009, 62 (1)

Autor: Eduardo César Sansone

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Sansone, Eduardo César; Rusilo, Luiz Carlos; Azuaga Ayres da Silva, Lineu Metodologia para análise da confiabilidade estrutural de escavações em rocha Rem: Revista Escola de Minas, vol.
62, núm.
1, enero-marzo, 2009, pp.
107-113 Escola de Minas Ouro Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=56416735015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Eduardo César Sansone et al. Mineração Metodologia para análise da confiabilidade estrutural de escavações em rocha (Methodology for the analysis of structural reliability in rock excavations) Eduardo César Sansone Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo E-mail: esansone@usp.br Luiz Carlos Rusilo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo E-mail: lcrusilo@gmail.com Lineu Azuaga Ayres da Silva Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo E-mail: layres@usp.br Resumo Abstract Esse artigo apresenta uma metodologia para incorporação de incertezas à modelagem numérica pelo método dos elementos distintos em análises de confiabilidade estrutural de escavações em rocha.
A metodologia foi desenvolvida levando em conta que os métodos de modelagem numérica normalmente empregados fornecem resultados pontuais, determinados a partir de parâmetros de entrada fixos, sem que sejam considerados seus respectivos erros.
Entretanto a análise da estabilidade de estruturas em rocha envolve incertezas decorrentes da variabilidade inerente aos processos geológicos, da incerteza a respeito da hipótese de comportamento mecânico adotada e, ...





Documentos relacionados