Histórias de vida - notas e reflexões de pesquisa Reportar como inadecuado




Histórias de vida - notas e reflexões de pesquisa - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Athenea Digital. Revista de Pensamiento e Investigación Social 2007, (12)

Autor: Stela Nazareth Meneghel

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Athenea Digital.
Revista de Pensamiento e Investigación Social ISSN: 1578-8946 r.atheneadigital@uab.es Universitat Autònoma de Barcelona España Meneghel, Stela Nazareth Histórias De Vida - notas e reflexões de pesquisa Athenea Digital.
Revista de Pensamiento e Investigación Social, núm.
12, otoño, 2007, pp.
115-129 Universitat Autònoma de Barcelona Barcelona, España Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=53701207 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Athenea Digital - núm.
12: 115-129 (otoño 2007) -ARTÍCULOS- ISSN: 1578-8946 Histórias De Vida - notas e reflexões de pesquisa Life Stories – research notes and reflections Stela Nazareth Meneghel Universidade do Vale do Rio dos Sinos smeneghel@hotmail.com Resumen Abstract Este texto aborda o tema das histórias de vida e narrativas autobiográficas, em seus aspectos teóricos e no relato de experiências de pesquisa.
Apresenta alguns conceitos sobre o método História de Vida e apresenta possibilidades de uso do mesmo no campo da saúde coletiva.
Agrega comentários e reflexões pautando-se nas experiências da autora em pesquisas com histórias de vida de mulheres, famílias e sujeitos em situação de vulnerabilidade.
A autora entende que o método de Histórias de Vida, assim como as narrativas, possibilita tanto ao narrador quanto ao pesquisador a reconstrução de suas experiências e a ressignificação do vivido. This article considers life stories and autobiographical narratives as research instruments.
It explains the life story method and its possible uses in the field of public health.
It includes comments and reflections based on the author’s experiences as she did research on the life stories of women, families and ind...





Documentos relacionados