Eficiência de um resíduo de origem petrolífera sobre a estabilidade dimensional da madeira de pinus sp. (pinus) e mimosa scabrella bentham (bracatinga) Reportar como inadecuado




Eficiência de um resíduo de origem petrolífera sobre a estabilidade dimensional da madeira de pinus sp. (pinus) e mimosa scabrella bentham (bracatinga) - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ailton Teixeira do Vale ; Joaquim Carlos Gonçalez ;Ciência Florestal 2001, 11 (2)

Autor: Alexandre Florian da Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência Florestal ISSN: 0103-9954 cf@ccr.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Florian da Costa, Alexandre; Teixeira do Vale, Ailton; Gonçalez, Joaquim Carlos Eficiência de um resíduo de origem petrolífera sobre a estabilidade dimensional da madeira de Pinus sp.
(pinus) e Mimosa Scabrella Bentham (bracatinga) Ciência Florestal, vol.
11, núm.
2, 2001, pp.
59-70 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=53411205 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ciência Florestal, Santa Maria, v.
11, n.
2, p.
59-70 ISSN 0103-9954 59 EFICIÊNCIA DE UM RESÍDUO DE ORIGEM PETROLÍFERA SOBRE A ESTABILIDADE DIMENSIONAL DA MADEIRA DE Pinus sp.
(pinus) E Mimosa scabrella Bentham (bracatinga) EFFECTIVENESS OF A OIL RESIDUE FROM PETROLEUM ON DIMENSIONAL STABILITY OF Pinus sp.
(Pinus) AND Mimosa scabrella Bentham (Bracatinga) WOOD Alexandre Florian da Costa1 Ailton Teixeira do Vale1 Joaquim Carlos Gonçalez1 RESUMO Na busca de alternativas de uso para um resíduo de origem petrolífera conhecido como “LCO” (Liquid Cycle Oil), avaliou-se a sua capacidade de aumentar a estabilidade dimensional das madeiras de Pinus sp.(pinus) e Mimosa scabrella Bentham (bracatinga).
Esse resíduo foi testado na sua composição original e diluído em querosene comercial, em diferentes proporções.
Foram avaliados a variação dimensional nos 3 eixos anatômicos, a variação volumétrica, o coeficiente de retratibilidade, anisotropia, e a variação da massa específica básica e a 12% de umidade, em diferentes etapas do estudo.
Os resultados mostraram que não houve variação significativa da contração e inchamento máximos entre as amostras tratadas e as amos...





Documentos relacionados