Manejo do crescimento diamétrico de araucaria angustifolia (bert.) o. ktze. baseado na árvore individual Reportar como inadecuado




Manejo do crescimento diamétrico de araucaria angustifolia (bert.) o. ktze. baseado na árvore individual - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ciência Florestal 2001, 11 (2)

Autor: Leif Nutto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência Florestal ISSN: 0103-9954 cf@ccr.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Nutto, Leif Manejo do crescimento diamétrico de Araucaria angustifolia (Bert.) O.
Ktze.
baseado na árvore individual Ciência Florestal, vol.
11, núm.
2, 2001, pp.
9-25 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=53411202 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ciência Florestal, Santa Maria, v.
11, n.
2, p.
9-25 ISSN 0103-9954 9 MANEJO DO CRESCIMENTO DIAMÉTRICO DE Araucaria angustifolia (Bert.) O.
Ktze. BASEADO NA ÁRVORE INDIVIDUAL MANAGEMENT OF DIAMETER GROWTH OF THE INDIVIDUAL TREE OF Araucaria angustifolia (Bert.) O.
Ktze. Leif Nutto1 RESUMO Neste trabalho, foi analisado o potencial do crescimento diamétrico de Araucaria angustifolia (Bert.) O.
Ktze.
em diferentes sítios, com o objetivo de obter informações para o manejo dessa espécie em florestas heterogêneas inequiâneas, visando à produção de madeira de alta qualidade em árvores pré-selecionadas.
O material usado constitui-se de 400 árvores de florestas nativas e plantios, crescendo sob condições e tratamentos variáveis nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
O método usado para investigar a relação entre a largura da copa e o dap foi baseado na projeção horizontal da copa da árvore individual.
Usando 16 amostras de 25 árvores, foram estudados vários estágios de desenvolvimento.
Para cada amostra, foi feito um mapa de distribuição das árvores e das projeções das copas para avaliar o efeito da competição.
O estudo mostra que existe uma estreita relação entre a largura da copa e o dap, que pode ser usada para o desenvolvimento de novas ferramentas ...





Documentos relacionados