Efeito da temperatura e velocidade do ar sobre a taxa de secagem da madeira de pinus elliottii engelm Reportar como inadecuado




Efeito da temperatura e velocidade do ar sobre a taxa de secagem da madeira de pinus elliottii engelm - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Clóvis Roberto Haselein ;Ciência Florestal 2002, 12 (2)

Autor: Elio José Santini

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência Florestal ISSN: 0103-9954 cf@ccr.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Santini, Elio José; Haselein, Clóvis Roberto Efeito da temperatura e velocidade do ar sobre a taxa de secagem da madeira de Pinus elliottii Engelm Ciência Florestal, vol.
12, núm.
2, dezembro, 2002, pp.
99-106 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=53412210 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ciê ncia Florestal, Santa Maria, v.
12, n.
2, p.
99-106 99 ISSN 0103-9954 EFEITO DA TEMPERATURA E VELOCIDADE DO AR SOBRE A TAXA DE SECAGEM DA MADEIRA DE Pinus elliottii Engelm. EFFECT OF DRYING TEMPERATURE AND AIR VELOCITY ON DRYING RATE OF SLASH PINE LUMBER Elio José Santini1 Clóvis Roberto Haselein2 RESUMO Para avaliar o efeito da temperatura e velocidade do ar sobre a taxa de secagem, pe ças de madeira de Pinus elliottii de 25 x 125 x 750 mm foram submetidas à secagem em estufa semi-industrial de convecção forçada.
O processo foi conduzido para duas temperaturas e duas velo cidades de ar e controlado por meio de um sistema computadorizado.
Os resultados mostraram que a taxa de secagem tem uma rela ção diretamente proporcional com a temperatura, velocidade do ar e umidade da madeira.
Por meio da an á lise de regressão múltipla detectou-se efeito estatisticamente significativo da temperatura e da velocidade do ar sobre a taxa e o tempo de secagem, com um nível de confiança de 99%.
Como a importância da velocidade do ar na secagem decresce com a diminuição do teor de umidade, sugere-se, por razões de economia, mais investigações acerca das relações entre as duas variá veis durante o período de taxa de secagem decrescente. Palavras-chave...





Documentos relacionados