Influência de faixas de vegetação nativa em povoamentos de eucalyptus cloeziana sobre população de oxydia vesulia (lepidoptera: geometridae) Reportar como inadecuado




Influência de faixas de vegetação nativa em povoamentos de eucalyptus cloeziana sobre população de oxydia vesulia (lepidoptera: geometridae) - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Teresinha Zanuncio Vinha ; Eloisio Vinha ; José Zanuncio Cola ;Revista Árvore 2002, 26 (4)

Autor: Germi Santos Porto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Santos Porto, Germi; Zanuncio Vinha, Teresinha; Vinha, Eloisio; Zanuncio Cola, José Influência de faixas de vegetação nativa em povoamentos de Eucalyptus cloeziana sobre população de oxydia vesulia (Lepidoptera: Geometridae) Revista Árvore, vol.
26, núm.
4, julho-agosto, 2002, pp.
499-504 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826413 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 499 Influência de Faixas de Vegetação Nativa em Povoamentos . INFLUÊNCIA DE FAIXAS DE VEGETAÇÃO NATIVA EM POVOAMENTOS DE Eucalyptus cloeziana SOBRE POPULAÇÃO DE Oxydia vesulia (LEPIDOPTERA: GEOMETRIDAE)1 Germi Porto Santos2, Teresinha Vinha Zanuncio3, Eloisio Vinha4 e José Cola Zanuncio5 RESUMO - O eucalipto é a espécie florestal mais plantada no Brasil, e por pertencer à família Myrtaceae sofre ataques de insetos que migram de hospedeiros nativos dessa planta, entre os quais Oxydia vesulia (Lepidoptera: Geometridae), espécie responsável por danos significativos a plantas desse grupo, em várias regiões do País.
O estabelecimento e a preservação de reservas nativas têm sido uma das alternativas para reduzir a ação de agentes daninhos, pois promovem o aumento da diversidade ecológica e, conseqüentemente, favorecem a multiplicação e diversidade de inimigos naturais.
Neste estudo, a coleta dos Lepidoptera foi realizada em duas situações, ou seja, em povoamentos de eucalipto sem e com faixas de vegetação nativa, utilizando armadilhas luminosas, dispostas em cinco diferentes situações de composição vegetal: 1 - no interior de uma área de cerrado a 100 m de sua ...





Documentos relacionados