Composição florística de uma floresta estacional semidecidual montana no município de viçosa-mg Reportar como inadecuado




Composição florística de uma floresta estacional semidecidual montana no município de viçosa-mg - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fernando Roberto Martins ;Revista Árvore 2002, 26 (4)

Autor: João Augusto Meira Neto Alves

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Meira Neto Alves, João Augusto; Martins, Fernando Roberto Composição florística de uma floresta estacional semidecidual montana no município de Viçosa-MG Revista Árvore, vol.
26, núm.
4, julho-agosto, 2002, pp.
437-446 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826406 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 437 Composição Florística de uma Floresta Estacional . COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DE UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL MONTANA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG1 João Augusto Alves Meira-Neto2 e Fernando Roberto Martins3 RESUMO - O objetivo do presente estudo foi investigar a composição florística arbórea da Mata da Silvicultura (20º45’S e 42º55’W), município de Viçosa, Zona da Mata de Minas Gerais, com o intuito de avaliar sua similaridade com outras florestas.
Para comparação florística foi utilizada a análise de agrupamentos pelo método de médias aritméticas não-ponderadas (UPGMA), a partir dos índices binários de similaridade de Sørensen entre as florestas comparadas.
Foram relacionadas 154 espécies de 47 famílias botânicas para a Mata da Silvicultura.
Esta mata mostrou-se mais similar às florestas semideciduais de altitude de Lavras (MG) e de Atibaia (SP) e menos similar às florestas submontanas e litorâneas.
Estes resultados evidenciam uma importante influência das temperaturas na determinação do tipo florístico das florestas do Sudeste e Sul brasileiros. Palavras-chave: Composição florística e Florestas Estacionais Semideciduais. FLORISTIC COMPOSITION OF A MONTANE SEASONAL SEMIDECIDUOUS TROPICAL FOREST IN VIÇOSA, MG...





Documentos relacionados