Biologia reprodutiva de acacia mearnsii de wild. (fabaceae) iv: visitantes florais Reportar como inadecuado




Biologia reprodutiva de acacia mearnsii de wild. (fabaceae) iv: visitantes florais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maisa Pimental Marins-Corder ;Revista Árvore 2009, 33 (3)

Autor: Eudes Maria Stiehl Alves

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Stiehl Alves, Eudes Maria; Pimental Marins-Corder, Maisa Biologia reprodutiva de Acacia mearnsii de wild.
(Fabaceae) IV: visitantes florais Revista Árvore, vol.
33, núm.
3, junio, 2009, pp.
443-450 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48813670006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 443 Biologia reprodutiva de Acacia mearnsii … BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Acacia mearnsii DE WILD.
(FABACEAE) IV: VISITANTES FLORAIS1 Eudes Maria Stiehl Alves2 e Maisa Pimental Marins-Corder3 RESUMO – Para que as estratégias de melhoramento genético em espécies arbóreas tenham sucesso, o conhecimento da biologia reprodutiva da espécie envolvida é indispensável.
Um dos fatores críticos ao sucesso reprodutivo das espécies do gênero Acacia é a presença de vetores para a polinização.
Os objetivos deste trabalho foram identificar os visitantes florais em um plantio comercial de Acacia mearnsii De Wild.
e quantificar as políades aderidas à superfície corporal dos insetos.
As observações foram realizadas em uma torre localizada no plantio comercial durante o período de floração de 2002 e 2003.
Os visitantes florais foram capturados no período diurno com o auxílio de rede entomológica e de um cesto aéreo instalado em um trator.
No período noturno, os insetos foram capturados com o auxílio de armadilhas luminosas instaladas entre as copas florescidas.
Foram observados insetos pertencentes às ordens Coleoptera, Hymenoptera, Diptera, Hemiptera e Lepidoptera.
Os besouros da espécie Macrodactylus suturalis foram considerados como dispersores do pólen de acácia-negra,...





Documentos relacionados