O viés doméstico no comércio interestadual de produtos florestais no brasil Reportar como inadecuado




O viés doméstico no comércio interestadual de produtos florestais no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fernanda Maria de Almeida ;Revista Árvore 2009, 33 (2)

Autor: Orlando Monteiro da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Monteiro da Silva, Orlando; Almeida, Fernanda Maria de O viés doméstico no comércio interestadual de produtos florestais no Brasil Revista Árvore, vol.
33, núm.
2, abril, 2009, pp.
367-375 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48813388018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 367 O viés doméstico no comércio interestadual … O VIÉS DOMÉSTICO NO COMÉRCIO INTERESTADUAL DE PRODUTOS FLORESTAIS NO BRASIL1 Orlando Monteiro da Silva2 e Fernanda Maria de Almeida 3 RESUMO – Este estudo procurou estimar o efeito doméstico do comércio entre os estados brasileiros, utilizandose dados sobre as atividades do setor florestal de acordo com a classificação nacional de atividades econômicas fiscais (CNAE-F).
Para tanto, fez-se uso de um modelo geral de gravidade, que leva em consideração os efeitos das vantagens comparativas advindos das diferentes dotações de fatores.
Os resultados indicaram que o tamanho do mercado tem efeito positivo na razão exportações-importações, com exceção da atividade de silvicultura. O efeito doméstico é maior nas atividades com maior intensidade de capital, apesar de variar entre as diferentes indústrias.
A atividade de fabricação de produtos de madeira mostrou-se mão-de-obra intensiva.
Os coeficientes estimados permitiram classificar as atividades do setor florestal no Brasil, de maneira geral, como intensivas em capital e produzindo bens de necessidade. Palavras-chave: Comércio interestadual, efeito doméstico e equação de gravidade. DOMESTIC BIAS IN THE FOREST PRODUCT INTERSTATE TRADE IN BRAZIL ABSTRACT – The go...





Documentos relacionados