Reflexões sobre a insólita democracia brasileira Reportar como inadecuado




Reflexões sobre a insólita democracia brasileira - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Diálogos Latinoamericanos 2000, (1)

Autor: CecilIa Martins

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Diálogos Latinoamericanos ISSN: 1600-0110 au@au.dk Aarhus Universitet Dinamarca Martins, CecilIa Reflexões sobre a insólita democracia brasileira Diálogos Latinoamericanos, núm.
1, 2000, pp.
110-135 Aarhus Universitet Aarhus, Dinamarca Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=16200109 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diálogos Latinoamericanos Reflexões sobre a insólita democracia brasileira Cecilia Martins1 Muito se tem escrito e debatido com o intuito de firmar uma definição de democracia política e de sua consolidação em países que tiveram um passado autoritário, principalmente na América Latina.
A maioria dos autores concorda que não há democracia se não existir, no mínimo, eleições competitivas e sem fraudes.
Em geral, os especialistas que fazem análises da consolidação democrática, aceitam a tipificação feita por Roberto Dahl (1989:220-221), que aponta alguns atributos para que se considere a existência de uma Poliarquia ou democracia política: funcionários eleitos, eleições livres e sem fraudes, sufrágio universal, direito de candidatar-se a cargo público, liberdade de expressão, fontes alternativas de informação e liberdade de associação.
Deve-se salientar que, ao criar o conceito Poliarquia, Dahl estava referindo-se a um sistema ideal, hipotético, que poderia ser usado como instrumento para a medição dos diferentes graus de democracia nos países de democratização mais recente se comparados com este modelo ideal típico (Lima Junior, 1997:86).
O autor também afirmava que os atributos acima deveriam ser necessários mas não significava que seriam suficientes.
Assim sendo, outras variantes podem ser incluídas quando se trata de analisar casos par...





Documentos relacionados