Estudos culturais: os novos desafios para a teoria da literatura Reportar como inadecuado




Estudos culturais: os novos desafios para a teoria da literatura - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Diálogos Latinoamericanos 2000, (1)

Autor: Karl Erik Schøllhammer

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Diálogos Latinoamericanos ISSN: 1600-0110 au@au.dk Aarhus Universitet Dinamarca Schøllhammer, Karl Erik Estudos Culturais: os novos desafios para a teoria da literatura Diálogos Latinoamericanos, núm.
1, 2000, pp.
33-44 Aarhus Universitet Aarhus, Dinamarca Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=16200105 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diálogos Latinoamericanos Estudos Culturais - os novos desafios para a teoria da literatura Prof.
Karl Erik Schøllhammer1 Pretendemos neste ensaio refletir sobre algumas conseqüências da popularidade crescente dos estudos culturais no campo da teoria da literatura.
Partimos, portanto, da premissa que não existe qualquer contradição necessária entre os estudos culturais e a teoria da literatura apesar da opção aparente daqueles pelo estudo empírico da história em contraste com o discurso abstrato e conceptual desta.
Porém, continua um fato reconhecido, que nenhuma teoria nem metodologia únicas aglutinam os estudos culturais hoje, assim como tampouco se desenvolveu uma conceituação clara da relação entre seus diversos tópicos - artes, mídia, gênero, nação, etnicidade etc.
- e o objeto literário.
Não obstante, um dos motivos da emergência atual dos estudos culturais no meio literário motivo que transcende o interesse de contextualizar a literatura nas perspectivas históricas e culturais - surge da ampliação do enfoque tradicionalmente restrito às abordagens antropológicas e sociológicas dos estudos da cultura incluindo, cada vez mais, estratégicas analíticas e interpretativas provenientes dos estudos literários. Esta ampliação se justifica não só pela inclusão crescente de textos ficcionais e literários nos estudos da cult...





Documentos relacionados