Interesses e competências percebidas na infância: um estudo com crianças do ensino básico Reportar como inadecuado




Interesses e competências percebidas na infância: um estudo com crianças do ensino básico - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Paula Paixão ; José Tomás da Silva ;Revista Brasileira de Orientação Profissional 2015, 16 1

Autor: Rute David

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Orientação Profissional E-ISSN: 1984-7270 lucileal@ffclrp.usp.br Associação Brasileira de Orientação Profissional Brasil David, Rute; Paixão, Maria Paula; da Silva, José Tomás Interesses e Competências Percebidas na Infância: Um Estudo com Crianças do Ensino Básico Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.
16, núm.
1, enero-junio, 2015, pp.
4958 Associação Brasileira de Orientação Profissional São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=203041069006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista Brasileira de Orientação Profissional jan.-jun.
2015, Vol.
16, No.
1, 49-58 Artigo Interesses e Competências Percebidas na Infância: Um Estudo com Crianças do Ensino Básico1 Rute David2 Maria Paula Paixão José Tomás da Silva Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal Resumo O desenvolvimento de carreira é um processo que permeia toda a vida do sujeito e tem o seu início na infância. Apesar da importância desta fase, a maioria da investigação ainda se centra em estudos com adolescentes e adultos, alertando muitos autores para a necessidade de desenvolver pesquisa nesta faixa etária.
Este estudo apresenta dados relativos a um estudo sobre os interesses e competências percebidas de crianças (n = 845) dos 2º, 4º e 6º anos de escolaridade, utilizando a adaptação Portuguesa do Inventory of Children’s Activities – Revised (ICA-R; Tracey & Ward, 1998).
A fiabilidade dos resultados em ambas as escalas é similar ao original norte-americano.
Obtivemos diferenças de género e idade nas subescalas do instrumento consistentes com dados de estudos anteriores. Palavras-chave: desenvolvimento vocacional, infância, interesses, compet...





Documentos relacionados