Programas de preparação para aposentadoria: revisão sistemática da literatura nacional Reportar como inadecuado




Programas de preparação para aposentadoria: revisão sistemática da literatura nacional - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Angela Marin ;Revista Brasileira de Orientação Profissional 2016, 17 1

Autor: Tanise Amália Pazzim

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Orientação Profissional E-ISSN: 1984-7270 lucileal@ffclrp.usp.br Associação Brasileira de Orientação Profissional Brasil Pazzim, Tanise Amália; Marin, Angela Programas de Preparação para Aposentadoria: Revisão sistemática da literatura nacional Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.
17, núm.
1, enero-junio, 2016, pp.
91101 Associação Brasileira de Orientação Profissional São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=203049524010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista Brasileira de Orientação Pro ssional jan.-jun.
2016, Vol.
17, No.
1, 91-101 Artigo Programas de Preparação para Aposentadoria: Revisão sistemática da literatura nacional Tanise Amália Pazzim1 Angela Marin Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, Brasil Resumo Teve-se como objetivo revisar a literatura nacional publicada entre janeiro de 2005 a outubro de 2015 com vistas à caracterização e avaliação de Programas de Preparação para Aposentadoria.
Foram acessadas as bases MEDLINE, SCIELO, ASP (EBSCO), CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde e Web of Science e, dentre os 276 artigos localizados, sete foram analisados, considerando os critérios de elegibilidade.
Os programas avaliados eram oriundos de diversas regiões do Brasil, mas caracterizados de forma semelhante, pois dirigiam-se a trabalhadores próximos da aposentadoria e eram constituídos por módulos informativos e vivenciais.
A avaliação incluía técnicas de autoavaliação, protocolos de avaliação de processo e entrevista de avaliação de resultados.
A revisão realizada constitui-se como importante fonte de consulta para pro ssionais da área. Palavras-chave: aposentadoria, de...





Documentos relacionados