Conciliação trabalho-família em organizações de excelência Reportar como inadecuado




Conciliação trabalho-família em organizações de excelência - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Femida Hamid ;Revista Brasileira de Orientação Profissional 2016, 17 1

Autor: Patrícia Moura e Sá

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Orientação Profissional E-ISSN: 1984-7270 lucileal@ffclrp.usp.br Associação Brasileira de Orientação Profissional Brasil Moura e Sá, Patrícia; Hamid, Femida Conciliação Trabalho-Família em Organizações de Excelência Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.
17, núm.
1, enero-junio, 2016, pp.
7789 Associação Brasileira de Orientação Profissional São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=203049524009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista Brasileira de Orientação Pro ssional jan.-jun.
2016, Vol.
17, No.
1, 77-89 Artigo Conciliação Trabalho-Família em Organizações de Excelência Patrícia Moura e Sá1 Universidade de Coimbra-Universidade do Minho, Coimbra-Braga, Portugal Femida Hamid Galp Energia, Lisboa, Portugal Resumo O presente trabalho identi ca as práticas de conciliação trabalho-família adotadas por organizações de excelência e analisa o potencial papel impulsionador da Qualidade Total, enquanto loso a de gestão que valoriza o envolvimento dos colaboradores.
O estudo baseia-se num inquérito por questionário aplicado a uma amostra de organizações distinguidas como as “melhores para trabalhar” em Portugal.
Os resultados mostram que, mesmo neste nicho, algumas medidas de conciliação são ainda pouco utilizadas, nomeadamente aquelas que implicam maiores recursos nanceiros. Embora as organizações reconheçam a importância da conciliação, poderão estar a desvalorizar o impacto de algumas disfunções organizacionais que a sua ausência provoca.
A implementação de referenciais da Qualidade, em especial das normas ISO, parece estar moderadamente associada com níveis mais elevados de conciliação...





Documentos relacionados