A ação docente frente aos desafios tecnológicos Reportar como inadecuado




A ação docente frente aos desafios tecnológicos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Elizabeth Moraes ;Razón y Palabra 2008, 13 63

Autor: Adriana Barroso

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Razón y Palabra ISSN: 1605-4806 octavio.islas@proyectointernet.org Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey México Barroso, Adriana; Moraes, Elizabeth A AÇÃO DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS TECNOLÓGICOS Razón y Palabra, vol.
13, núm.
63, julio-agosto, 2008 Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey Estado de México, México Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=199520798011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Razón y Palabra ISSN Impreso: 1605-4806 Número 63, año 13, julio - agosto 2008 Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México. A AÇÃO DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS TECNOLÓGICOS Por Adriana Barroso y Elizabeth Moraes Número 63 RESUMO O texto apresenta uma reflexão a respeito da importância da evolução tecnológica na formação do professor e na sua atuação no contexto educacional.
Na busca pelo equilíbrio entre o conteudismo e o tecnicismo, o professor que tinha medo de ser substituído pela tecnologia precisou se preparar para incorporar não apenas uma nova linguagem e um novo instrumental, mas uma nova forma de estar e ser professor.
Os novos professores, formados já nesse novo contexto, têm a tecnologia como parte da sua matriz curricular.
Discute-se a tecnologia como elemento determinante de novas práticas e novas formas de relacionamento, porém, a opção tecnológica por si só não garante a democracia pretendida nas relações sociais, principalmente entre os atores do processo de ensino e aprendizagem.
A educação à distância é apontada como um formato em que o uso eficiente da tecnologia, entendida não apenas como um recurso ou um instrumental, tem sido determinante do sucesso pretendido, com alte...





Documentos relacionados