Reflexos do contingenciamento orçamentário e financeiro da união sobre a gestão das unidades gestoras Reportar como inadecuado




Reflexos do contingenciamento orçamentário e financeiro da união sobre a gestão das unidades gestoras - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Claudio Parisi ; Anísio Candido Pereira ; Aldy Fernandes da Silva ;Contabilidade Vista & Revista 2013, 24 4

Autor: José Antonio Gouvêa Galhardo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Contabilidade Vista & Revista ISSN: 0103-734X contabilidadevistaerevista@face.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Gouvêa Galhardo, José Antonio; Parisi, Claudio; Pereira, Anísio Candido; Fernandes da Silva, Aldy REFLEXOS DO CONTINGENCIAMENTO ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO DA UNIÃO SOBRE A GESTÃO DAS UNIDADES GESTORAS Contabilidade Vista & Revista, vol.
24, núm.
4, octubre-diciembre, 2013, pp.
51-75 Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=197033497004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto REFLEXOS DO CONTINGENCIAMENTO ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO DA UNIÃO SOBRE A GESTÃO DAS UNIDADES GESTORAS José Antonio Gouvêa Galhardo1 Claudio Parisi2 Anísio Candido Pereira 3 Aldy Fernandes da Silva4 ▪ Artigo recebido em: 04-05-2011 ▪▪ Artigo aceito em: 23-10-2013 ▪▪▪ Segunda versão aceita em: 08-01-2015 RESUMO O objetivo geral desta pesquisa foi explorar os reflexos do contingenciamento orçamentário e financeiro da União sobre a gestão das Unidades Gestoras – UG, buscando revelar a relação entre os impactos na gestão e os artifícios adotados pelos gestores com a possibilidade da presença potencial do contingenciamento.
Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada por meio de coleta, tratamento e interpretação dos dados dos julgamentos do Tribunal de Contas da União – TCU sobre os processos de contas anuais das UG da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, localizadas no Estado de São Paulo, de 2001 a 2006.
A análise dos dados foi baseada na técnica de análise de conteúdo que envolveu a escolha dos documentos, formulação de hipóteses e indicadores de mensuração...





Documentos relacionados