O estadão e as eleições: análise da campanha presidencial de 1945 com base na leitura do jornal o estado de s. paulo Reportar como inadecuado




O estadão e as eleições: análise da campanha presidencial de 1945 com base na leitura do jornal o estado de s. paulo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Antíteses 2011, 4 8

Autor: Jeovane Aparecido Amorim

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Antíteses ISSN: 1984-3356 hramirez1967@yahoo.com Universidade Estadual de Londrina Brasil Aparecido Amorim, Jeovane O Estadão e as eleições: análise da campanha presidencial de 1945 com base na leitura do jornal O Estado de S.
Paulo Antíteses, vol.
4, núm.
8, julio-diciembre, 2011, pp.
907-930 Universidade Estadual de Londrina Londrina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=193321417021 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5433-1984-3356.2011v4n8p907 O Estadão e as eleições: análise da campanha presidencial de 1945 com base na leitura do jornal O Estado de S.
Paulo The Newspaper O Estado de S.
Paulo and elections: an analysis of presidential campaign in 1945 based on reading the newspaper O Estado de S.
Paulo Jeovane Aparecido Amorim* 1 RESUMO ABSTRACT O objetivo deste artigo é analisar a campanha presidencial de 1945, bem como o comportamento do jornal O Estado de S. Paulo em relação a este movimento político que aconteceu em 1945 em virtude do processo de redemocratização, que culminou com a eleição presidencial, em dezembro daquele ano.
As principais questões abordadas neste trabalho serão: a tentativa de construção da imagem do General Eurico Gaspar Dutra por parte do jornal, a fim de mostra-lo como cidadão apto para conduzir o país, além do surgimento do movimento Queremista e a sua influência no decorrer da campanha, e o como o jornal se posicionou em relação ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) do Estado do Paraná, tentando identificar a candidatura de Dutra com os trabalhadores, que naquele momento eram uma força política de grande importância que poderia mudar os rumos das eleições. The objective of this paper is to analyze the presid...





Documentos relacionados