Taxa e velocidade de germinação de sementes de cecropia pachystachya trécul cecropiaceae ingeridas por artibeus lituratus olfers, 1818 chiroptera: phyllostomidae Reportar como inadecuado




Taxa e velocidade de germinação de sementes de cecropia pachystachya trécul cecropiaceae ingeridas por artibeus lituratus olfers, 1818 chiroptera: phyllostomidae - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ademir Kleber Morbeck de Oliveira ; Eliane Cristine Vicente ;Acta Scientiarum. Biological Sciences 2007, 29 4

Autor: Ricardo Anghinoni Bocchese

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Acta Scientiarum.
Biological Sciences ISSN: 1679-9283 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Anghinoni Bocchese, Ricardo; Morbeck de Oliveira, Ademir Kleber; Vicente, Eliane Cristine Taxa e velocidade de germinação de sementes de Cecropia pachystachya Trécul (Cecropiaceae) ingeridas por Artibeus lituratus (Olfers, 1818) (Chiroptera: Phyllostomidae) Acta Scientiarum.
Biological Sciences, vol.
29, núm.
4, 2007, pp.
395-399 Universidade Estadual de Maringá .png, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=187115754009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Taxa e velocidade de germinação de sementes de Cecropia pachystachya Trécul (Cecropiaceae) ingeridas por Artibeus lituratus (Olfers, 1818) (Chiroptera: Phyllostomidae) Ricardo Anghinoni Bocchese*, Ademir Kleber Morbeck de Oliveira e Eliane Cristine Vicente Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Rua Alexandre Herculano, 1400, 79037-280, Jardim Veraneio, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
*Autor para correspondência.
E-mail: bocchese.ra@gmail.com RESUMO.
O objetivo deste trabalho foi verificar se o morcego frugívoro Artibeus lituratus pode ser considerado indutor na germinação de sementes de Cecropia pachystachya, sendo avaliadas a taxa e a velocidade de germinação das sementes em diferentes condições.
Os morcegos e os frutos foram coletados na região central de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul; o experimento foi dividido em cinco tratamentos.
O primeiro contou com sementes retiradas dos frutos; o segundo, com sementes retiradas das fezes, e o terceiro dividido em três tratamentos ácidos, com concen...





Documentos relacionados