Variações temporais e ontogenéticas na dieta de um peixe onívoro em ambiente impactado reservatório e em ambiente natural baía da bacia do rio cuiabá Report as inadecuate




Variações temporais e ontogenéticas na dieta de um peixe onívoro em ambiente impactado reservatório e em ambiente natural baía da bacia do rio cuiabá - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Rosemara Fugi ; Norma Segatti Hahn ;Acta Scientiarum. Biological Sciences 2007, 29 4

Author: Edson Lourenço da Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Acta Scientiarum.
Biological Sciences ISSN: 1679-9283 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Silva, Edson Lourenço da; Fugi, Rosemara; Segatti Hahn, Norma Variações temporais e ontogenéticas na dieta de um peixe onívoro em ambiente impactado (reservatório) e em ambiente natural (baía) da bacia do rio Cuiabá Acta Scientiarum.
Biological Sciences, vol.
29, núm.
4, 2007, pp.
387-394 Universidade Estadual de Maringá .png, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=187115754008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Variações temporais e ontogenéticas na dieta de um peixe onívoro em ambiente impactado (reservatório) e em ambiente natural (baía) da bacia do rio Cuiabá Edson Lourenço da Silva1, Rosemara Fugi2* e Norma Segatti Hahn2 1 Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.
2Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura, Universidade Estadual de Maringá, Av.
Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil.
*Autor para correspondência.
E-mail: rosemarafugi@gmail.com RESUMO.
Neste trabalho, foram avaliadas as variações temporais e ontogenéticas na dieta de Pimelodus maculatus no reservatório de Manso e na baía Sinhá Mariana, Estado do Mato Grosso.
Os peixes foram coletados, mensalmente, de março-2000 a fevereiro-2001 com redes de espera e de arrasto.
Foram analisados 199 conteúdos estomacais por meio do método volumétrico.
No reservatório, a dieta foi composta basicamente por insetos durante todo o período analisado e independente do tamanho dos exemplares.
Na baía Sinhá Mariana, a importância dos itens variou mensalmente, sendo que vegetai...





Related documents