Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Christian Silva ; Tomás Moreira ;urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 2010, 2 1

Autor: Rodrigo Firmino

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



urbe.
Revista Brasileira de Gestão Urbana ISSN: 2175-3369 urbe@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Firmino, Rodrigo; Silva, Christian; Moreira, Tomás Editorial urbe.
Revista Brasileira de Gestão Urbana, vol.
2, núm.
1, enero-junio, 2010, pp.
7-10 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=193114459001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Ultrapassar as visões de território é uma importante base reflexiva no exercício do planejamento, da gestão política e da ação urbana.
Isso porque o território tornou-se o lócus de referência, um ecossistema, que continua vivo e dinâmico desde que ativadas suas relações com o meio ambiente, com seu entorno. Eis aqui um campo envolvente das diversas obras: construir uma relação entre o pensamento crítico sobre os territórios e as propostas que visam a qualificá-los e superá-los, efetuando um deslocamento diante dos modelos de gestão e políticos, de modo a refundar atributos que servem a qualificar o conceito de território.
Nesse âmbito, o terceiro número da Revista urbe (Revista Brasileira de Gestão Urbana) reforça seu caráter multidisciplinar, pela proposição do tema, por provocar discussões em direção aos processos de transformação do território, de seus agentes, de suas formas de organização e decisão, bem como por oferecer meios para isso. O trabalho de Dominique Boullier, “Para além dos territórios numéricos, em dez teses”, abre o conjunto de artigos que têm como grande foco o território e os meios de qualificá-los.
Em seu texto, Boullier impõe como pauta a retomada dos conceitos de território numérico, tradicionalme...





Documentos relacionados