Urbanização dispersa e mobilidade no contexto metropolitano de natal: a dinâmica da população e a ampliação do espaço de vida Reportar como inadecuado




Urbanização dispersa e mobilidade no contexto metropolitano de natal: a dinâmica da população e a ampliação do espaço de vida - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Felipe Ferreira Monteiro ; Tiago Carlos Lima do Nascimento ;urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 2015, 7 1

Autor: Ricardo Ojima

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



urbe.
Revista Brasileira de Gestão Urbana ISSN: 2175-3369 urbe@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Ojima, Ricardo; Ferreira Monteiro, Felipe; Lima do Nascimento, Tiago Carlos Urbanização dispersa e mobilidade no contexto metropolitano de Natal: a dinâmica da população e a ampliação do espaço de vida urbe.
Revista Brasileira de Gestão Urbana, vol.
7, núm.
1, enero-abril, 2015, pp.
9-20 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=193135340002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Urban sprawl and mobility in the metropolitan region of Natal: population dynamics and life space expansion Ricardo Ojima, Felipe Ferreira Monteiro, Tiago Carlos Lima do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil Resumo Embora ainda coexistam no espaço urbano o modelo concêntrico e o disperso de urbanização, considerase aqui que esse fenômeno reflete mais a cristalização e materialidade dos processos anteriores do que a perpetuação da mesma dinâmica urbana que os fizeram existir.
A hipótese perseguida é a de que há um novo padrão de urbanização disperso e fragmentado que tem tornado o tecido urbano socialmente mais heterogêneo e que tal característica coloca novos desafios tanto para a esfera social quanto para a escala individual.
Assim, apresenta-se o processo de expansão urbano da Região Metropolitana de Natal (RMN), a partir de uma abordagem espacial e demográfica, em direção ao eixo sul de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, observar as transformações ocorridas ao longo da década de 2000 nos permite compreender a dimensão do fenômeno e do processo de dispersão ...





Documentos relacionados