Formação docente para educação a distância por videoconferência e a linguagem audiovisual Reportar como inadecuado




Formação docente para educação a distância por videoconferência e a linguagem audiovisual - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Diálogo Educacional 2004, 4 12

Autor: Dulce Márcia Cruz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Cruz, Dulce Márcia FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA E A LINGUAGEM AUDIOVISUAL Revista Diálogo Educacional, vol.
4, núm.
12, mayo-agosto, 2004, pp.
1-14 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=189117821007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Formação docente para educação a distância por videoconferência e a linguagem audiovisual FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA E A LINGUAGEM AUDIOVISUAL Preparing Teachers for Distance Education Based on Videoconference and the Audiovisual Language Dulce Márcia Cruz1 Resumo Este artigo discute algumas das mudanças que o uso da videoconferência como meio principal para a educação a distância traz para o trabalho do professor.
Defende a hipótese de que ocorre uma “midiatização” da sala de aula, pois o meio técnico deixa de ser apenas um recurso adicional e passa a ser o próprio ambiente-interface no qual este tipo de aula pode existir, ampliando as exigências de atuação do professor comunicador como produtor-usuário-mediador.
A partir do levantamento das percepções e estratégias dos professores do Mestrado presencial-virtual do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC, conclui-se que a educação a distância por videoconferência leva à necessidade de formação do “professor midiático”, aquele que trabalha dentro do ambiente virtual, dominando a linguagem audiovisual não apenas como ferramenta, mas como essência do seu modo de ensinar. Palavras- ch...





Documentos relacionados