Competências para ensinar com novas tecnologias Reportar como inadecuado




Competências para ensinar com novas tecnologias - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Diálogo Educacional 2004, 4 12

Autor: Paulo Gileno Cysneiros

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Gileno Cysneiros, Paulo COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR COM NOVAS TECNOLOGIAS Revista Diálogo Educacional, vol.
4, núm.
12, mayo-agosto, 2004, pp.
1-11 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=189117821003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Competências para ensinar com novas tecnologias COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR COM NOVAS TECNOLOGIAS Competences to teach with new technologies Paulo Gileno Cysneiros1 Resumo Parte-se do pressuposto de que é necessário um modelo de ensino para se pensar a assimilação de novas tecnologias pela escola.
Um modelo deve preencher alguns critérios: a) Representar de modo coerente o complexo ofício do professor, servindo de guia para a formação didática inicial e continuada de professores, b) Incorporar a pesquisa contemporânea sobre a atividade de ensinar e aprender, c) Ser razoavelmente difundido entre profissionais da Educação e d) Ser suficientemente detalhado para servir como ferramenta conceitual no trabalho com especialistas em informática, especialmente na construção de software educativo.
Nesta perspectiva, é examinado o referencial de competências de Philippe Perrenoud, como uma ferramenta que pode orientar o pesquisador de software educativo, como também o professor de qualquer nível na atividade cotidiana de ensinar com novas e velhas tecnologias. Palavras-chave: Tecnologia Educacional; Informática na Educação; Didática Geral. Abstract It is assumed that a theory of teaching is necessary to the assimilation of new technologies by the school.
An adequate th...





Documentos relacionados