Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem Reportar como inadecuado




Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Paulo R. Alcantara ; Esrom Adriano Freitas Irala ;Revista Diálogo Educacional 2004, 4 13

Autor: Patrícia Lupion Torres

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Lupion Torres, Patrícia; Alcantara, Paulo R.; Freitas Irala, Esrom Adriano GRUPOS DE CONSENSO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Revista Diálogo Educacional, vol.
4, núm.
13, septiembre-diciembre, 2004, pp.
1-17 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=189117791011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de . GRUPOS DE CONSENSO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Consensual Groups: a collaborative learning proposal for the teaching-learning process Patrícia Lupion Torres1 Paulo R.
Alcantara2 Esrom Adriano Freitas Irala3 Resumo Este artigo apresenta considerações teóricas e práticas sobre o conceito de Aprendizagem Colaborativa.
Em uma proposta de Aprendizagem Colaborativa, os alunos constroem coletivamente seu conhecimento por meio de uma troca constante de informações, de pontos de vista, de questionamentos, de resoluções de questões e de avaliações.
Este modelo de aprendizagem tem demonstrado ser efetiva em aumentar o nível acadêmico dos estudantes e em desenvolver habilidades de trabalho em grupo.
Estudos reportam que estudantes que aprendem em grupos pequenos demonstram maior realização do que estudantes que foram expostos à instrução sem trabalho cooperativo ou colaborativo.
Primeiramente, buscou-se uma conceituação do termo colaboração e a sua diferenciação com o termo cooperação, assim como uma perspectiva histór...





Documentos relacionados