Traços de -modernidade- nos artigos de matemática da revista escola secundária Reportar como inadecuado




Traços de -modernidade- nos artigos de matemática da revista escola secundária - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ruy César Pietropaolo ;Revista Diálogo Educacional 2008, 8 25

Autor: Maria Cristina Araújo de Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Araújo de Oliveira, Maria Cristina; Pietropaolo, Ruy César TRAÇOS DE -MODERNIDADE- NOS ARTIGOS DE MATEMÁTICA DA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA Revista Diálogo Educacional, vol.
8, núm.
25, septiembre-diciembre, 2008, pp.
715-726 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=189116827010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TRAÇOS DE “MODERNIDADE” NOS ARTIGOS DE MATEMÁTICA DA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA Traces of “modernity” in secondary school journal’s mathematical papers Maria Cristina Araújo de Oliveiraa, Ruy César Pietropaolob Doutora em Educação, professora do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIBAN, integra o Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT).
São Paulo, SP - Brasil, e-mail: mcrisoliveira6@gmail.com b Doutor em Educação Matemática, professor do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIBAN, integra o Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT).
São Paulo, SP - Brasil, e-mail: rpietropaolo@gmail.com a Resumo Este artigo apresenta uma análise de propostas modernizadoras para o ensino de Matemática, publicadas no período de 1957 a 1963, na Revista Escola Secundária, com vistas ao que posteriormente se configurou como Movimento da Matemática Moderna (MMM).
Essa revista foi estruturada como uma instância formadora de professores, pois surge em um contexto em que a grande maioria dos professores brasileiros da escola secundária era autodidata.
Nosso objetivo foi identificar co...





Documentos relacionados