Degradação e adsorção de diuron em solos tratados com vinhaça Reportar como inadecuado




Degradação e adsorção de diuron em solos tratados com vinhaça - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

A. LAVORENTI ; J. B. REGITANO ; V. L. TORNISIELO ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: F. PRATA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil PRATA, F.; LAVORENTI, A.; REGITANO, J.
B.; TORNISIELO, V.
L. DEGRADAÇÃO E ADSORÇÃO DE DIURON EM SOLOS TRATADOS COM VINHAÇA Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
217-223 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272025 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DEGRADAÇÃO E ADSORÇÃO DE DIURON EM SOLOS TRATADOS COM VINHAÇA 217 SEÇÃO IX - POLUIÇÃO DO SOLO E QUALIDADE AMBIENTAL DEGRADAÇÃO E ADSORÇÃO DE DIURON EM SOLOS TRATADOS COM VINHAÇA(1) F.
PRATA(2), A.
LAVORENTI(3), J.
B.
REGITANO(4) & V.
L.
TORNISIELO(4) RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da adição de vinhaça, nas doses de 100 e 200 m3 ha-1, nos processos de degradação e adsorção do herbicida diuron em solos Terra Roxa Estruturada (TR) e Latossolo Vermelho-Amarelo (LV).
Para o estudo da degradação, foi instalado um experimento em delineamento inteiramente casualizado, arranjado em fatorial 2 (solos) x 3 (vinhaça: 0, 100 e 200 m3 ha-1), que foi conduzido por 120 dias.
A mineralização foi avaliada por radiorrespirometria.
Após os 120 dias, a molécula original e seus metabólitos foram extraídos do solo e detectados em “radio-scanner”.
Paralelamente, foi realizado um ensaio para avaliação do efeito das doses de vinhaça juntamente com o herbicida na atividade microbiana, pH e C orgânico do solo.
O experimento de adsorção foi realizado com os mesmos tratamentos empregados no estudo de degradação, utilizando cinco concentrações do herbicida.
A degradação do diuron no solo TR foi mai...





Documentos relacionados