Densidade do solo, atributos químicos e sistema radicular do milho afetados pelo pastejo e manejo do solo Reportar como inadecuado




Densidade do solo, atributos químicos e sistema radicular do milho afetados pelo pastejo e manejo do solo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

D. J. REINERT ; J. M. REICHERT ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: V. R. SILVA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil SILVA, V.
R.; REINERT, D.
J.; REICHERT, J.
M. DENSIDADE DO SOLO, ATRIBUTOS QUÍMICOS E SISTEMA RADICULAR DO MILHO AFETADOS PELO PASTEJO E MANEJO DO SOLO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
191-199 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272022 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DENSIDADE DO SOLO, ATRIBUTOS QUÍMICOS E SISTEMA RADICULAR DO MILHO. 191 DENSIDADE DO SOLO, ATRIBUTOS QUÍMICOS E SISTEMA RADICULAR DO MILHO AFETADOS PELO PASTEJO E MANEJO DO SOLO(1) V.
R.
SILVA(2), D.
J.
REINERT(3) & J.
M.
REICHERT(3) RESUMO A integração lavoura-pecuária é uma alternativa de renda dos produtores no sul do Brasil.
Entretanto, o pisoteio animal e, ou, o preparo de solo podem compactá-lo, prejudicando o crescimento radicular e a produtividade das plantas. Estudaram-se os efeitos do pisoteio animal em regime de pastejo contínuo durante o inverno-primavera e do impacto do plantio direto e do preparo convencional de solo no estado de compactação, atributos químicos e distribuição radicular. Em Podzólico Vermelho-Amarelo de textura superficial franca, foi implantada uma pastagem de estação fria composta por aveia (Avena strigosa Schreb) e azevém (Lolium multiflorum L.).
A carga animal variou conforme o crescimento da pastagem.
Em dezembro de 1996, foi implantada a cultura do milho (Zea mays L.) para a produção de silagem, usando os seguintes tratamentos: plantio direto na área não pastejada, plantio direto após o pastejo, preparo convencional de solo na área não pastejada e pr...





Documentos relacionados