Leguminosas e adubação mineral como fontes de nitrogênio para o milho em sistemas de preparo do solo Reportar como inadecuado




Leguminosas e adubação mineral como fontes de nitrogênio para o milho em sistemas de preparo do solo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

J. MIELNICZUK ; S. B. V. FERNANDES ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: T. J. C. AMADO

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil AMADO, T.
J.
C.; MIELNICZUK, J.; FERNANDES, S.
B.
V. LEGUMINOSAS E ADUBAÇÃO MINERAL COMO FONTES DE NITROGÊNIO PARA O MILHO EM SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
179-189 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272021 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto LEGUMINOSAS E ADUBAÇÃO MINERAL COMO FONTES DE NITROGÊNIO. 179 LEGUMINOSAS E ADUBAÇÃO MINERAL COMO FONTES DE NITROGÊNIO PARA O MILHO EM SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO(1) T.
J.
C.
AMADO(2), J.
MIELNICZUK(3) & S.
B.
V.
FERNANDES(4) RESUMO O nitrogênio é um nutriente requerido em grande quantidade pelo milho.
O solo tem limitada capacidade de atender a esta demanda, sendo por isto utilizadas outras fontes de N como leguminosas e adubação mineral.
A combinação destas duas fontes de N pode contribuir para a sustentabilidade do agroecossistema. Com o objetivo de avaliar a disponibilidade de N em sistemas de preparo do solo e cultura, foi realizada esta pesquisa, utilizando um experimento de longa duração na UFRGS (RS) em um Argissolo Vermelho-Escuro distrófico.
Os tratamentos utilizados foram três sistemas de preparo: convencional, reduzido e direto; três sistemas de cultura: aveia-milho, aveia ervilhaca-milho caupi e ervilhaca- milho, e três doses de N: 0, 90 e 180 kg ha-1 aplicadas em cobertura no milho.
A associação do sistema plantio direto com o uso de leguminosas foi eficiente em promover o aumento do estoque de N total no solo.
Embora tenha sido constatada maior velocidade de decompos...





Documentos relacionados