Sucessões de culturas com plantas de cobertura e milho em plantio direto e sua influência sobre o nitrogênio no solo Reportar como inadecuado




Sucessões de culturas com plantas de cobertura e milho em plantio direto e sua influência sobre o nitrogênio no solo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

C. A. CERETTA ; C. J. BASSO ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: C. N. GONÇALVES

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil GONÇALVES, C.
N.; CERETTA, C.
A.; BASSO, C.
J. SUCESSÕES DE CULTURAS COM PLANTAS DE COBERTURA E MILHO EM PLANTIO DIRETO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O NITROGÊNIO NO SOLO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
153-159 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SUCESSÕES DE CULTURAS COM PLANTAS DE COBERTURA E MILHO. 153 SUCESSÕES DE CULTURAS COM PLANTAS DE COBERTURA E MILHO EM PLANTIO DIRETO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O NITROGÊNIO NO SOLO(1) C.
N.
GONÇALVES(2), C.
A.
CERETTA(3) & C.
J.
BASSO(4) RESUMO Em condições naturais, o solo encontra-se em equilíbrio, mas o manejo inadequado causa degradação, principalmente da fração orgânica, comprometendo a sustentabilidade de sistemas agrícolas.
Este trabalho, realizado num experimento de seis anos em Argissolo Vermelho-Amarelo (Hapludalf), localizado na área experimental do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria (RS), teve como objetivo avaliar a influência de cinco sucessões de culturas no nitrogênio do solo, sob plantio direto.
Foram implantadas as sucessões de culturas ervilhaca comum (Vicia sativa)-milho (Zea mays), tremoço azul (Lupinus angustifolius)-milho, ervilha forrageira (Pisum arvense)- milho, aveia-preta (Avena strigosa)-milho e pousio-milho, associadas a duas doses de N aplicadas no milho (0 e 80 kg ha-1).
O solo foi manejado em plantio direto e foram feitas avaliações dos teores de N das plantas de cobertura e dos resíduos vegetais superficiais, bem com...





Documentos relacionados