Relação entre a erodibilidade em entressulcos e estabilidade dos agregados Reportar como inadecuado




Relação entre a erodibilidade em entressulcos e estabilidade dos agregados - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

E. A. CASSOL ; D. J. REINERT ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: J. A. ALBUQUERQUE

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil ALBUQUERQUE, J.
A.; CASSOL, E.
A.; REINERT, D.
J. RELAÇÃO ENTRE A ERODIBILIDADE EM ENTRESSULCOS E ESTABILIDADE DOS AGREGADOS Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
141-151 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272017 Cómo citar el artículo Número completo Más información del artículo Página de la revista en redalyc.org Sistema de Información Científica Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto RELAÇÃO ENTRE A ERODIBILIDADE EM ENTRESSULCOS E ESTABILIDADE. 141 SEÇÃO VI - MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA RELAÇÃO ENTRE A ERODIBILIDADE EM ENTRESSULCOS E ESTABILIDADE DOS AGREGADOS(1) J.
A.
ALBUQUERQUE(2), E.
A.
CASSOL(3) & D.
J.
REINERT(4) RESUMO A erodibilidade do solo é uma característica utilizada nos planejamentos conservacionistas, especialmente, quando áreas agrícolas são utilizadas intensivamente.
As práticas de conservação devem ser mais intensas em solos com erodibilidade alta do que em áreas com erodibilidade baixa.
Como a determinação da erodibilidade do solo é difícil de ser realizada no campo, avaliouse a relação entre os índices de expressão de estabilidade dos agregados e a erodibilidade do solo em entressulcos, utilizando amostras de solos do Rio Grande do Sul com propriedades químicas, físicas e mineralógicas diferentes.
Foram medidas em laboratório a estabilidade dos agregados e a erodibilidade do solo em entressulcos, servindo-se de chuva simulada.
Os coeficientes de determinação (R2) entre diferentes índices de estabilidade dos agregados e a erodibilidade do solo em entressulcos foram significativos (p 0,01), indicando que esses índices fo...





Documentos relacionados