Estimativa do teor de argila e do potássio trocável em solos esparsamente amostrados no sul do estado de mato grosso Reportar como inadecuado




Estimativa do teor de argila e do potássio trocável em solos esparsamente amostrados no sul do estado de mato grosso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

E. KLAMT ; A. STEIN ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: E. G. COUTO

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil COUTO, E.
G.; KLAMT, E.; STEIN, A. ESTIMATIVA DO TEOR DE ARGILA E DO POTÁSSIO TROCÁVEL EM SOLOS ESPARSAMENTE AMOSTRADOS NO SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
129-140 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ESTIMATIVA DO TEOR DE ARGILA E DO POTÁSSIO TROCÁVEL EM SOLOS. 129 ESTIMATIVA DO TEOR DE ARGILA E DO POTÁSSIO TROCÁVEL EM SOLOS ESPARSAMENTE AMOSTRADOS NO SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO(1) E.
G.
COUTO(2), E.
KLAMT(3) & A.
STEIN(4) RESUMO A determinação da distribuição espacial de propriedades do solo é importante para entender as limitações para a nutrição de plantas e estabelecer o manejo apropriado do recurso solo em áreas recentemente incorporadas ao uso agrícola, principalmente onde os levantamentos de solos disponíveis são do tipo exploratório.
Como modelo de estudo, este trabalho enfoca a variabilidade espacial do teor de argila (At) e do teor de potássio trocável (Kt) por meio de semivariogramas em amostras de solos coletadas em julho de 1994, no sul do estado de Mato Grosso.
Métodos geoestatísticos foram usados para descrever a variabilidade espacial e para estimar estas propriedades ao longo de dois transectos cortando diferentes unidades de mapeamento de solos.
A técnica de interpolação por Krigagem ordinária estimou apropriadamente os valores em áreas não amostradas, além de identificar os locais onde as amostragens de solos devem-se concentrar nos futuros trabalhos de le...





Documentos relacionados