Caracterização micropedológica de alguns solos da zona da mata mineira Reportar como inadecuado




Caracterização micropedológica de alguns solos da zona da mata mineira - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

C. E. R. SCHAEFER ; J. C. KER ; E. I. FERNANDES FILHO ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: W. A. G. A. NUNES

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil NUNES, W.
A.
G.
A.; SCHAEFER, C.
E.
R.; KER, J.
C.; FERNANDES FILHO, E.
I. CARACTERIZAÇÃO MICROPEDOLÓGICA DE ALGUNS SOLOS DA ZONA DA MATA MINEIRA Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
103-115 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CARACTERIZAÇÃO MICROPEDOLÓGICA DE ALGUNS SOLOS DA ZONA DA MATA MINEIRA 103 SEÇÃO V - GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO CARACTERIZAÇÃO MICROPEDOLÓGICA DE ALGUNS SOLOS DA ZONA DA MATA MINEIRA(1) W.
A.
G.
A.
NUNES(2), C.
E.
R.
SCHAEFER(3), J.
C.
KER(3) & E.
I.
FERNANDES FILHO(3) RESUMO Realizou-se o estudo micromorfológico de oito solos da Zona da Mata Mineira, incluindo um Latossolo Una, dois Podzólicos Vermelho-Escuros, dois Brunizéns Avermelhados, uma Terra Roxa Estruturada, um Vertissolo e um Podzólico Vermelho-Amarelo câmbico.
Após coleta, impregnação, polimerização e preparo de seções finas, estas foram analisadas por microscopia óptica para estudo micropedológico, caracterizando a microestrutura, porosidade, esqueleto, organização do plasma e estruturas associadas, com destaque para a argila iluviada.
Em adição, análises em microscópio eletrônico de varredura da superfície de agregados foram realizadas em agregados individualizados.
O horizonte B do Latossolo estudado apresenta forte microestrutura com influência de atividade biológica, que tende a coalescer intensamente em profundidade e torna-se apédico no saprolito, separado por cascalheiro de quartzo.
Nódulos de...





Documentos relacionados