Variabilidade horizontal de atributos de fertilidade e amostragem do solo no sistema plantio direto Reportar como inadecuado




Variabilidade horizontal de atributos de fertilidade e amostragem do solo no sistema plantio direto - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

I. ANGHINONI ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: J. A. SCHLINDWEIN

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil SCHLINDWEIN, J.
A.; ANGHINONI, I. VARIABILIDADE HORIZONTAL DE ATRIBUTOS DE FERTILIDADE E AMOSTRAGEM DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
85-91 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto VARIABILIDADE HORIZONTAL DE ATRIBUTOS DE FERTILIDADE E AMOSTRAGEM. 85 VARIABILIDADE HORIZONTAL DE ATRIBUTOS DE FERTILIDADE E AMOSTRAGEM DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO(1) J.
A.
SCHLINDWEIN(2) & I.
ANGHINONI(3) RESUMO As adubações, a lanço, quando desuniformes, ou as em linhas, no sistema plantio direto, aumentam a variabilidade dos atributos químicos do solo.
Nestas condições, há necessidade de se saber qual a melhor forma e o número de subamostras por coletar para uma boa representatividade da fertilidade da área a ser cultivada.
O objetivo deste estudo foi quantificar a variabilidade horizontal de atributos de fertilidade do solo no sistema plantio direto com diferentes modos de adubação e tempos de cultivo, com vistas em definir o número de subamostras necessárias para formar uma amostra representativa da fertilidade do solo de uma área.
Foram coletadas, em novembro de 1997, 36 amostras simples, com pá de corte, na camada de 0-10 cm, de forma diferenciada nas adubações a lanço (5 e 10 cm, espessura da fatia e largura) e em linhas (5 cm de espessura da fatia pela largura das entrelinhas de semeadura da última cultura), em oito lavouras comerciais na região noroeste do Rio Grande do Sul.
O número mínimo d...





Documentos relacionados